NOTAS BIOGRÁFICAS DOS ORADORES CONVIDADOS
ANDY HARGREAVES
É palestrante, escritor, investigador e conselheiro governamental. Ele é professor convidado na Universidade de Ottawa e professor e investigador no Boston College. É membro eleito da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos, conselheiro do Primeiro Ministro da Escócia e ex-conselheiro do Premier de Ontário (2015-2018). É co-fundador e presidente do ARC Education Collaboratory, um grupo de 7 sistemas educacionais e dedicado a objetivos humanitários na educação. Andy publicou mais de 30 livros e recebeu 8 Prémios de Escrita Notável, incluindo o Prêmio Grawemeyer, o maior na área. Apontado entre os 20 académicos mais influentes no debate sobre políticas de educação pública nos Estados Unidos, Andy foi convidado para palestras em mais de 50 países. Foi homenageado no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido pelos seus serviços na educação pública e na pesquisa educacional. Em 2015, o Boston College concedeu-lhe o prémio de Excelência no Ensino com Tecnologia.
É um dos 6 especialistas globais comissionados em 2023 para escrever artigos para o Painel de Alto Nível de 17 ministros e outros líderes do Secretário-Geral da ONU, sobre inovação, liderança e o futuro do ensino.
ANA PAULA MONTEIRO
É Mestre em Psicologia Escolar e da Educação pela Universidade do Minho e tem Pós Graduação em Medicina Legal e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Trabalha em Agrupamentos de Escolas desde o término da sua Licenciatura, em 2005. Tem feito consulta psicológica, avaliação neuropsicológica, formação e orientação vocacional ao nível particular.
Tem dado formação, entre vários temas, nas áreas da neuropsicologia, educação inclusiva, dificuldades de aprendizagem, tutorias e mentorias; sendo também estas algumas das suas áreas preferenciais em termos de leitura e investigação.
DANIELA CORREIA
Quase nos 30, mas com tanta ou mais vontade de ser jovem e defender os direitos dos jovens. Apaixonada pelo associativismos juvenil e os seus impactos na capacitação e empoderamento dos jovens.
Faz parte dos órgãos sociais da MOJU desde 2018, e deseja retribuir tudo o que a associação lhe proporcionou, daí que luta para dar mais e melhores oportunidades à comunidade juvenil em Olhão.
Em 2022 embarcou em novas aventuras, sempre na ambição ser a voz dos jovens de Olhão e de todo o Algarve, e juntou-se à equipa da direção da FNAJ, como também a um nível mais internacional de forma a sermos ouvido mais longe, na direção da YEU International. Ambas organizações que trabalham de e com os jovens a níveis nacional e internacional!
DANY AMORIM
Psicólogo formado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, área de especialização em Desenvolvimento e Educação da Criança. Desde 2020 na Escola Profissional de Aveiro, sendo actualmente Performance Leader, i.e., Coordenador da Equipa para a Inclusão, Tutoria e outros Apoios; membro da Estrutura Intermédia de Gestão Técnica e Pedagógica da escola.
FILINTO LIMA
Licenciado em Direito, pós-graduado em administração e gestão escolar, professor, director do AE Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia.
Presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Membro de comissões da Universidade Aberta; da ESE-IPP; e do Conselho consultivo da Microsoft Portugal.
Integrou o Conselho das Escolas, órgão consultivo do ministério da Educação; colabora regularmente no Jornal de Letras e TSF na área da Educação. Autor e coautor de 2 livros.
FRANCISCO GOIANA DA SILVA
É Membro do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS (DE-SNS).
Professor Auxiliar Convidado, da NOVA Medical School, da Universidade Nova de Lisboa.
Membro assíduo de diversos Grupos de Trabalho na área de saúde, assumindo a Presidência do Health Parliament Portugal em 2021. Entre 2015 e outubro de 2018 ocupou o cargo de adjunto do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, no Ministério da Saúde. Nessa condição integrou por diversas vezes as delegações Portuguesas de representação na Assembleia Mundial de Saúde.
Formado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Doutorado, desde janeiro de 2021, em “Health Policy, Global Health Innovation”, pelo Imperial College Faculty of Medicine e Mestre em International Health Management pelo Imperial College Business School e pós-graduado em Saúde Global, pela Universidade de Harvard.
ISABEL HENRIQUES
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com especialização na área de Educação, Desenvolvimento e Orientação Vocacional.
Desempenha funções na DGE – Direção Geral de Educação, integrada na DSEEAS – Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos. É dinamizadora do Centro Euroguidance Portugal e representante nacional na rede europeia Euroguidance.
Exerceu funções durante 34 anos no Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas do Fundão. É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem dinamizado formação em diversos contextos e para diferentes públicos.
Participou em vários projetos e grupos de trabalho na área da Psicologia da Educação e da Orientação vocacional e do desenvolvimento de carreira.
Foi membro convidado da Task Force de Orientação Escolar e Profissional (2012/2015) da Direção Geral de Educação (DGE), no âmbito da Euroguidance Portugal. Foi membro do Júri do 1º Selo Escola SaudávelMente, promovido pela OPP. É membro efetivo da OPP com a certificação da Especialidade de Psicologia da educação e com as Especialidades Avançadas de Coaching psicológico, de Necessidades educativas especiais e de Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira.
ISABEL LOUREIRO
Médica de Saúde Pública, Professora Catedrática jubilada da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). Presidente do Conselho Científico da ENSP-UNL por dois mandatos.
Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Crónicas Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, coordenadora nacional da Promoção da Saúde em Meio Escolar e da Rede Nacional das Escolas Promotoras de Saúde.
Tem integrado as Comissões de Coordenação e de Acompanhamento dos Planos Nacionais de Saúde desde 2004. Membro da Comissão Nacional Amiga dos Bebés desde 1994e membro da Comissão Nacional para a Estratégia da Alimentação do Lactente e da Criança Pequena. Pertence à Equipa Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis.
JESSLYNN ROCHA NEVES-McCAIN
Jesslynn Neves é Educadora Clínica no Programa de Psicologia Escolar da UMass Amherst. É doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade de Connecticut e realizou o seu estágio pré-doutoral APPIC na Let Us Know, In (LUK).
É psicóloga escolar certificada com experiência clínica e de consultoria em avaliação psicoeducacional, avaliação bilíngue e escolaridade culturalmente responsiva. Atua como consultora e psicóloga escolar na região da Nova Inglaterra, oferecendo consultoria sobre práticas escolares equitativas e serviços de avaliação psicoeducacional em inglês, espanhol e português.
Mantém uma linha de pesquisa activa focada no clima escolar, equidade educacional e psicologia escolar internacional. Actualmente, atua como co-editora da Edição Especial da Revista de Psicologia Escolar: Promovendo Climas Escolares Equitativos e Socialmente Justos para Estudantes Minoritários e Marginalizados. É também investigadora líder no International School Climate Collaborative (ISCC), um coletivo de pesquisa internacional voltado para a adaptação e implementação transcultural da Georgia School Climate Survey.
JOSÉ ASCENÇÃO
Licenciado em Gestão Financeira. Pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão.
Foi consultor na PT/MEO, gestão de projetos e reengenharia de processos, formador e auditor de processos. Pós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão. Formador. Presidente do Conselho Executivo da CONFAP (Confederação Nacional das Federações e Associações Pais e Encarregados de Educação) de 2013 a maio de 2022. Conselheiro Nacional de Educação. Comissário Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Vereador na Câmara Municipal de Gondomar. Vice-presidente da CNASTI (Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil). Membro do Conselho de Opinião da RTP. Membro do Conselho Consultivo do Building the Future (Microsoft). Conferências e artigos no âmbito da educação, do social, do associativismo, do envolvimento e capacitação parental, dos direitos das crianças, do trabalho infantil. Na juventude foi fundador do grupo de jovens “Sol Nascente”, grupo de intervenção social, cultural e musical na paróquia de Fânzeres.
LUÍS FERNANDES
Licenciado em Psicologia Educacional pelo I.S.P.A. e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve. Psicólogo e supervisor de estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Nos últimos 22 anos tem coordenado e supervisionado vários projetos na área do bullying, cyberbullying e violência em idade escolar em todo o país, sendo de realçar o Outubro – Mês de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying e mais recentemente o Projeto Bullying.pt., constituído por alguns dos maiores especialistas nacionais nas áreas do bullying e cyberbullying em idade escolar.
É coautor dos livros Plano Bullying – Como Apagar o Bullying da Escola, Diz não ao Bullying – Não deixes que te façam mal! e Cyberbullying – Um Guia Para Pais e Educadores.
Foi também especialista no MOOC (Massive Online Open Course) ‘Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir’ promovido pela Direção Geral de Educação (DGE) no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da equipa de Educação para a Saúde e consultor do grupo de trabalho da DGE para o Plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” (2019).
Membro fundador e elemento da AjudAjudar – Associação para a Promoção dos Direitos das Crianças e dos Jovens.
MANUEL PEREIRA
Curso de formação especializada em Gestão e Administração Escolar com equiparação a licenciatura, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação. Curso do Magistério Primário – Escola do Magistério Primário de Lamego. A habilitação profissional para a docência foi obtida de forma integrada. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães. Diretor desde 2008. Foi Orientador Pedagógico do EBM nas áreas do Douro e Vouga, Tâmega e Douro-Sul. No âmbito dessas funções desempenhou funções inspetivas e de orientação pedagógica, tendo, sob responsabilidade directa, em cada ano, mais de 150 professores. Foi Vereador do Pelouro do Ambiente e Urbanismo da Câmara Municipal de Cinfães entre Janeiro de 1990 e Janeiro de 1994. Presidente da direção da ANDE, Associação Nacional de Dirigentes Escolares desde 2010.
MARGARIDA GASPAR DE MATOS
Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde. Tem as especialidades avançadas de Psicoterapia, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia do Desporto.
Doutorada em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade de Lisboa, com Agregação em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa, é desde 2010 Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, desde 2014 no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e desde 2023 Professora Catedrática Convidada na Universidade Católica Portuguesa. Professora Convidada da Escola Nacional de Saúde Pública de Rennes e External Advisor da Universidade de Galway. Membro da direção do estudo Health Behaviour in School Aged Children da OMS.
É co-Editora da Revista Psicologia Saúde e Doenças e da revista Applied Psychology: Health and Well-being.
Representante da OPP na EFPA (Board da Promoção e Prevenção) . Membro do Conselho Cientifico Internacional do EMCDDA.
MIGUEL TELO DE ARRIAGA
Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Doutorado em Psicologia. Professor Universitário. Ponto focal em projetos nacionais e internacionais no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença, com especial foco na literacia em saúde.
NUNO RODRIGUES
Pós-graduado em Sociologia do Emprego e licenciado em Sociologia pelo ISCTE. Diretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) desde agosto de 2020, onde até essa altura desempenhava as funções de Diretor de Serviços de Estatísticas da Educação.
Entre 2007 e 2012 esteve no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, onde foi Diretor-adjunto e Diretor de Serviços de Estatística. Anteriormente tinha sido Diretor executivo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento (2004 a 2007), coordenador da área de observação das empresas no Observatório das Ciências e das Tecnologias e na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. (2001 a 2003) e investigador no CIES/ISCTE (1998 a 2001).
É representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministério da Educação em diversos Conselhos, Redes e Grupos de Trabalho. É vogal do Conselho Superior de Estatística, tendo, entre 2011 e 2017, sido Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação. É representante nacional em diversos grupos da Comissão Europeia, do Eurostat, da OCDE e da OEI. Participou na coordenação de diversos projetos internacionais, dos quais se destacam os projetos Graduate Tracking Portugal, TALIS (Teaching and Learning International Survey), Learning to Learn e Education Policy Outlook.
PAULO CARDOSO
Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UÉ). Os seus interesses de investigação são o estudo do processo e da eficácia das intervenções de carreira e o estudo do desenvolvimento de carreira de populações desfavorecidas. Neste âmbito tem publicado a nível nacional e internacional. Pertence ao quadro editorial de várias publicações internacionais sobre comportamento vocacional e desenvolvimento da carreira É, ainda, membro do quadro executivo da European Society for Vocational Designing and Career Counseling bem como da Sociedade Portuguesa de Psicologia.
SARA RAMOS
Licenciada em Psicologia em 2000, na especialidade de Psicologia do Trabalho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorada em Psicologia, em 2006, na mesma Faculdade, com uma tese sobre envelhecimento e trabalho. Pós-Doutoramento em Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, desde 2007, integrando o Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, onde leciona disciplinas nas áreas da Psicologia do Trabalho, Saúde e Segurança no Trabalho, Comportamento Organizacional e Métodos Qualitativos, em vários ciclos de estudos, tendo orientado diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento.
Investigadora do Dinâmia’CET-ISCTE, onde desenvolve investigação sobre a relação entre saúde, idade e trabalho, em particular sobre condições de trabalho, fatores de risco psicossocial, teletrabalho, envelhecimento e diversidade etária no trabalho, tendo publicações nacionais e internacionais nas referidas áreas.
Técnica especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Trabalho no XXIII Governo Constitucional, entre abril de 2022 e agosto de 2023.
Diretora Executiva do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem desde 1 de setembro de 2023.
SÉRGIO ALVES
Presidente da Direção da ANEP – Associação Nacional de Estudantes de Psicologia, que tem como principal objetivo representar os Estudantes Portugueses de Psicologia de todas as faculdades, públicas e privadas, a nível nacional. É licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho e estudante de Mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia em Adultos, na mesma universidade. Começou o seu percurso no associativismo em 2020 como membro do Departamento de Comunicação da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho (AEPUM), no mandato seguinte passou a Coordenador do mesmo Departamento. Actualmente é Presidente da Assembleia Geral da AEPUM. Em 2021 ingressou no Conselho Pedagógico da Escola de Psicologia e tornou-se também representante dos alunos de Psicologia no Senado Académico da Universidade do Minho. Na mesma altura foi eleito como um dos Vice Representantes de Portugal na European Federation of Psychology Students Associations (EFPSA). Integra também o Conselho de Escola da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
SOFIA MENDES
Doutorada em Psicologia, na área científica de Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação centram-se na prática profissional da psicologia escolar e na organização e funcionamento dos serviços de psicologia e orientação, tendo cerca de 10 anos de experiência profissional nesta área. Entre 2012 e 2015, foi bolseira pela FCT e pela FLAD, o que lhe permitiu realizar parte da sua formação doutoral na Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas científicas indexadas com revisão por pares, e é autora do livro “A prática profissional da psicologia escolar”, editado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Atualmente, é Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Porto e investigadora integrada no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da mesma universidade. É ainda membro do Conselho de Especialidades da Psicologia da Educação da OPP e autora e formadora no curso “Consultoria em Contexto Escolar: Fundamentos para a Prática Profissional”, disponibilizado pelo programa Valoriza-me da OPP.
TAMIKA LA SALLE-FINLEY
Professora associada na Universidade Estadual da Geórgia e diretora do Centro de Pesquisa sobre Clima Escolar. É editora-chefe da Revista Internacional de Psicologia Escolar e Educacional.
Enquanto investigadora, concentra a sua pesquisa na intersecção de factores culturais e nas percepções dos alunos sobre o clima escolar, bem como em intervenções e apoios para melhorar os resultados educacionais de estudantes com identidades marginalizadas. Recentemente, publicou o livro “Criando um Clima Escolar Inclusivo: Um Modelo de Psicologia Escolar para Apoiar Estudantes Marginalizados”.
Em 2023, integrou a Sociedade para o Estudo da Psicologia Escolar. No mesmo ano, recebeu o prémio “40 abaixo dos 40” da Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual da Geórgia. Em 2022, foi agraciada com o Prémio de Professor Distinto Perry A. Zirkel na Universidade de Connecticut.
TÂNIA MOREIRA
Investigadora júnior no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho, completou o seu doutoramento em Psicologia Aplicada em 2021. O seu trabalho tem-se centrado maioritariamente em questões de aculturação e envolvimento escolar de minorias étnicas, com especial enfoque nas comunidades ciganas. Atualmente, está a coorientar quatro teses de doutoramento e duas dissertações de mestrado no âmbito da sua linha de investigação. Com mais de 21 artigos publicados e várias comunicações orais em eventos científicos relevantes, a investigadora possui uma vasta experiência profissional com comunidades marginalizadas. Além disso, o seu envolvimento ativo em redes científicas nacionais e internacionais capacita-a enquanto orientação especializada crucial para trabalhos e intervenções baseados em evidências. Por fim, a sua participação e apoio tanto a profissionais como a investigadores da área visam aprimorar a qualidade e o impacto da investigação no tópico em questão.
TATIANA FERNANDES
Formada em Psicologia pela FPCE da Universidade de Coimbra, é Pós-Graduada em Psicologia Escolar e Mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo-Motor. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Escolar, com a especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais, é, atualmente, psicóloga nos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Cister -Alcobaça, e formadora nas áreas da Psicologia e Formação. Nos últimos anos tem desenvolvido particular trabalho no âmbito da Educação Inclusiva, Acolhimento de Menores Estrangeiros Não Acompanhados e no âmbito de programas de Mentoria e Tutoria.
VITOR GAMBOA
PhD em Psicologia – especialidade de Psicologia da Educação. É Professor Auxiliar na Universidade do Algarve, onde leciona nas áreas da Psicologia Vocacional, Intervenção Psicopedagógica e Psicologia da Motivação e da Emoção. Situa os seus interesses de investigação na Psicologia da Carreira e na Intervenção Psicopedagógica.
Tem vindo a publicar diversos capítulos de livros e artigos em revistas especializadas internacionais e a validar propostas de intervenção (ex., Programa EPARCA – Academias Gulbenkian do Conhecimento), particularmente dirigidas às atividades dos psicólogos educacionais, que atuam no nosso sistema educativo e de formação. Orientou diversos estágios curriculares e profissionais, bem como dissertações de mestrado em Psicologia.
É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), membro da European Society for Vocational Designing and Career Counseling (ESVDCC) e da Associação Portuguesa Desenvolvimento de Carreira (APDC). Integra o Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI) – Universidade de Lisboa (Grupo PROADAPT).