ANDY HARGREAVES
É palestrante, escritor, investigador e conselheiro governamental. Ele é professor convidado na Universidade de Ottawa e professor e investigador no Boston College. É membro eleito da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos, conselheiro do Primeiro Ministro da Escócia e ex-conselheiro do Premier de Ontário (2015-2018). É co-fundador e presidente do ARC Education Collaboratory, um grupo de 7 sistemas educacionais e dedicado a objetivos humanitários na educação. Andy publicou mais de 30 livros e recebeu 8 Prémios de Escrita Notável, incluindo o Prêmio Grawemeyer, o maior na área. Apontado entre os 20 académicos mais influentes no debate sobre políticas de educação pública nos Estados Unidos, Andy foi convidado para palestras em mais de 50 países. Foi homenageado no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido pelos seus serviços na educação pública e na pesquisa educacional. Em 2015, o Boston College concedeu-lhe o prémio de Excelência no Ensino com Tecnologia.

É um dos 6 especialistas globais comissionados em 2023 para escrever artigos para o Painel de Alto Nível de 17 ministros e outros líderes do Secretário-Geral da ONU, sobre inovação, liderança e o futuro do ensino.





FILINTO LIMA
Licenciado em Direito, pós-graduado em administração e gestão escolar, professor, director do AE Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia.
Presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Membro de comissões da Universidade Aberta; da ESE-IPP; e do Conselho consultivo da Microsoft Portugal.
Integrou o Conselho das Escolas, órgão consultivo do ministério da Educação; colabora regularmente no Jornal de Letras e TSF na área da Educação. Autor e coautor de 2 livros.




ISABEL LOUREIRO
Médica de Saúde Pública, Professora Catedrática jubilada da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL). Presidente do Conselho Científico da ENSP-UNL por dois mandatos.

Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Crónicas Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, coordenadora nacional da Promoção da Saúde em Meio Escolar e da Rede Nacional das Escolas Promotoras de Saúde.

Tem integrado as Comissões de Coordenação e de Acompanhamento dos Planos Nacionais de Saúde desde 2004. Membro da Comissão Nacional Amiga dos Bebés desde 1994e membro da Comissão Nacional para a Estratégia da Alimentação do Lactente e da Criança Pequena. Pertence à Equipa Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis.


JESSLYNN ROCHA NEVES-McCAIN
Jesslynn Neves é Educadora Clínica no Programa de Psicologia Escolar da UMass Amherst. É doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade de Connecticut e realizou o seu estágio pré-doutoral APPIC na Let Us Know, In (LUK).

É psicóloga escolar certificada com experiência clínica e de consultoria em avaliação psicoeducacional, avaliação bilíngue e escolaridade culturalmente responsiva. Atua como consultora e psicóloga escolar na região da Nova Inglaterra, oferecendo consultoria sobre práticas escolares equitativas e serviços de avaliação psicoeducacional em inglês, espanhol e português.

Mantém uma linha de pesquisa activa focada no clima escolar, equidade educacional e psicologia escolar internacional. Actualmente, atua como co-editora da Edição Especial da Revista de Psicologia Escolar: Promovendo Climas Escolares Equitativos e Socialmente Justos para Estudantes Minoritários e Marginalizados. É também investigadora líder no International School Climate Collaborative (ISCC), um coletivo de pesquisa internacional voltado para a adaptação e implementação transcultural da Georgia School Climate Survey.



LUÍS FERNANDES
Licenciado em Psicologia Educacional pelo I.S.P.A. e mestre em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve. Psicólogo e supervisor de estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Nos últimos 22 anos tem coordenado e supervisionado vários projetos na área do bullying, cyberbullying e violência em idade escolar em todo o país, sendo de realçar o Outubro – Mês de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying e mais recentemente o Projeto Bullying.pt., constituído por alguns dos maiores especialistas nacionais nas áreas do bullying e cyberbullying em idade escolar.
É coautor dos livros Plano Bullying – Como Apagar o Bullying da Escola, Diz não ao Bullying – Não deixes que te façam mal! e Cyberbullying – Um Guia Para Pais e Educadores.
Foi também especialista no MOOC (Massive Online Open Course) ‘Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir’ promovido pela Direção Geral de Educação (DGE) no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da equipa de Educação para a Saúde e consultor do grupo de trabalho da DGE para o Plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” (2019).

Membro fundador e elemento da AjudAjudar – Associação para a Promoção dos Direitos das Crianças e dos Jovens.


MANUEL PEREIRA
Curso de formação especializada em Gestão e Administração Escolar com equiparação a licenciatura, Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação. Curso do Magistério Primário – Escola do Magistério Primário de Lamego. A habilitação profissional para a docência foi obtida de forma integrada. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães. Diretor desde 2008. Foi Orientador Pedagógico do EBM nas áreas do Douro e Vouga, Tâmega e Douro-Sul. No âmbito dessas funções desempenhou funções inspetivas e de orientação pedagógica, tendo, sob responsabilidade directa, em cada ano, mais de 150 professores. Foi Vereador do Pelouro do Ambiente e Urbanismo da Câmara Municipal de Cinfães entre Janeiro de 1990 e Janeiro de 1994. Presidente da direção da ANDE, Associação Nacional de Dirigentes Escolares desde 2010.


MARGARIDA GASPAR DE MATOS

Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde. Tem as especialidades avançadas de Psicoterapia, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia do Desporto.

Doutorada em Educação Especial e Reabilitação pela Universidade de Lisboa, com Agregação em Saúde Internacional pela Universidade Nova de Lisboa, é desde 2010 Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, desde 2014 no Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e desde 2023 Professora Catedrática Convidada na Universidade Católica Portuguesa. Professora Convidada da Escola Nacional de Saúde Pública de Rennes e External Advisor da Universidade de Galway. Membro da direção do estudo Health Behaviour in School Aged Children da OMS.

É co-Editora da Revista Psicologia Saúde e Doenças e da revista Applied Psychology: Health and Well-being.

Representante da OPP na EFPA (Board da Promoção e Prevenção) . Membro do Conselho Cientifico Internacional do EMCDDA.


MIGUEL TELO DE ARRIAGA
Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral da Saúde. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Doutorado em Psicologia. Professor Universitário. Ponto focal em projetos nacionais e internacionais no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença, com especial foco na literacia em saúde.


NUNO RODRIGUES
Pós-graduado em Sociologia do Emprego e licenciado em Sociologia pelo ISCTE. Diretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) desde agosto de 2020, onde até essa altura desempenhava as funções de Diretor de Serviços de Estatísticas da Educação.
Entre 2007 e 2012 esteve no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, onde foi Diretor-adjunto e Diretor de Serviços de Estatística. Anteriormente tinha sido Diretor executivo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento (2004 a 2007), coordenador da área de observação das empresas no Observatório das Ciências e das Tecnologias e na UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. (2001 a 2003) e investigador no CIES/ISCTE (1998 a 2001).

É representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministério da Educação em diversos Conselhos, Redes e Grupos de Trabalho. É vogal do Conselho Superior de Estatística, tendo, entre 2011 e 2017, sido Presidente do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Educação e Formação. É representante nacional em diversos grupos da Comissão Europeia, do Eurostat, da OCDE e da OEI. Participou na coordenação de diversos projetos internacionais, dos quais se destacam os projetos Graduate Tracking Portugal, TALIS (Teaching and Learning International Survey), Learning to Learn e Education Policy Outlook.


PAULO CARDOSO
Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UÉ). Os seus interesses de investigação são o estudo do processo e da eficácia das intervenções de carreira e o estudo do desenvolvimento de carreira de populações desfavorecidas. Neste âmbito tem publicado a nível nacional e internacional. Pertence ao quadro editorial de várias publicações internacionais sobre comportamento vocacional e desenvolvimento da carreira É, ainda, membro do quadro executivo da European Society for Vocational Designing and Career Counseling bem como da Sociedade Portuguesa de Psicologia.  


SARA RAMOS
Licenciada em Psicologia em 2000, na especialidade de Psicologia do Trabalho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorada em Psicologia, em 2006, na mesma Faculdade, com uma tese sobre envelhecimento e trabalho. Pós-Doutoramento em Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Professora Auxiliar no ISCTE-IUL, desde 2007, integrando o Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, onde leciona disciplinas nas áreas da Psicologia do Trabalho, Saúde e Segurança no Trabalho, Comportamento Organizacional e Métodos Qualitativos, em vários ciclos de estudos, tendo orientado diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento.
Investigadora do Dinâmia’CET-ISCTE, onde desenvolve investigação sobre a relação entre saúde, idade e trabalho, em particular sobre condições de trabalho, fatores de risco psicossocial, teletrabalho, envelhecimento e diversidade etária no trabalho, tendo publicações nacionais e internacionais nas referidas áreas.

Técnica especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Trabalho no XXIII Governo Constitucional, entre abril de 2022 e agosto de 2023.
Diretora Executiva do Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem desde 1 de setembro de 2023.



SOFIA MENDES
Doutorada em Psicologia, na área científica de Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação centram-se na prática profissional da psicologia escolar e na organização e funcionamento dos serviços de psicologia e orientação, tendo cerca de 10 anos de experiência profissional nesta área. Entre 2012 e 2015, foi bolseira pela FCT e pela FLAD, o que lhe permitiu realizar parte da sua formação doutoral na Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill e na Universidade Estatal do Texas. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas científicas indexadas com revisão por pares, e é autora do livro “A prática profissional da psicologia escolar”, editado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Atualmente, é Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Porto e investigadora integrada no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento da mesma universidade. É ainda membro do Conselho de Especialidades da Psicologia da Educação da OPP e autora e formadora no curso “Consultoria em Contexto Escolar: Fundamentos para a Prática Profissional”, disponibilizado pelo programa Valoriza-me da OPP.


TAMIKA LA SALLE-FINLEY
Professora associada na Universidade Estadual da Geórgia e diretora do Centro de Pesquisa sobre Clima Escolar. É editora-chefe da Revista Internacional de Psicologia Escolar e Educacional.

Enquanto investigadora, concentra a sua pesquisa na intersecção de factores culturais e nas percepções dos alunos sobre o clima escolar, bem como em intervenções e apoios para melhorar os resultados educacionais de estudantes com identidades marginalizadas. Recentemente, publicou o livro “Criando um Clima Escolar Inclusivo: Um Modelo de Psicologia Escolar para Apoiar Estudantes Marginalizados”.

Em 2023, integrou a Sociedade para o Estudo da Psicologia Escolar. No mesmo ano, recebeu o prémio “40 abaixo dos 40” da Associação de Ex-Alunos da Universidade Estadual da Geórgia. Em 2022, foi agraciada com o Prémio de Professor Distinto Perry A. Zirkel na Universidade de Connecticut.


TÂNIA MOREIRA
Investigadora júnior no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho, completou o seu doutoramento em Psicologia Aplicada em 2021. O seu trabalho tem-se centrado maioritariamente em questões de aculturação e envolvimento escolar de minorias étnicas, com especial enfoque nas comunidades ciganas. Atualmente, está a coorientar quatro teses de doutoramento e duas dissertações de mestrado no âmbito da sua linha de investigação. Com mais de 21 artigos publicados e várias comunicações orais em eventos científicos relevantes, a investigadora possui uma vasta experiência profissional com comunidades marginalizadas. Além disso, o seu envolvimento ativo em redes científicas nacionais e internacionais capacita-a enquanto orientação especializada crucial para trabalhos e intervenções baseados em evidências. Por fim, a sua participação e apoio tanto a profissionais como a investigadores da área visam aprimorar a qualidade e o impacto da investigação no tópico em questão.



VITOR GAMBOA
PhD em Psicologia – especialidade de Psicologia da Educação. É Professor Auxiliar na Universidade do Algarve, onde leciona nas áreas da Psicologia Vocacional, Intervenção Psicopedagógica e Psicologia da Motivação e da Emoção. Situa os seus interesses de investigação na Psicologia da Carreira e na Intervenção Psicopedagógica.

Tem vindo a publicar diversos capítulos de livros e artigos em revistas especializadas internacionais e a validar propostas de intervenção (ex., Programa EPARCA – Academias Gulbenkian do Conhecimento), particularmente dirigidas às atividades dos psicólogos educacionais, que atuam no nosso sistema educativo e de formação. Orientou diversos estágios curriculares e profissionais, bem como dissertações de mestrado em Psicologia.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), membro da European Society for Vocational Designing and Career Counseling (ESVDCC) e da Associação Portuguesa Desenvolvimento de Carreira (APDC). Integra o Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI) – Universidade de Lisboa (Grupo PROADAPT).

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